quarta-feira, 9 de setembro de 2015

SIM, DILMA VAI CAIR

.
Antes de tudo, é importante ter em mente por qual razão Lula escolheu Dilma para ser sua sucessora. Porque ela não era política. Não tinha tido cargo eletivo, não estava contaminada com a sujeira reinante no país, que atinge a todos os partidos. Inclusive o PT, naturalmente.

E porque Dilma era (e é) honesta.

Sim, senhores do Conselho. Dilma é honesta. Pode ser uma presidente incompetente do ponto de vista político, mas é honesta. 

Infelizmente para o Brasil, isso não basta.

Se Lula insistisse em qualquer outro colega das antigas, perderia de fazer o sucessor porque a imprensa, sabiamente, já havia queimado todos os possíveis candidatos. Basta puxar pela memória.

Dito isso, Lula escolheu Dilma, que tinha currículo impecável. Técnica, sargentona, com passado de luta contra a ditadura e claro, honesta. Nem que procurassem, não haveria o que falar dela. E até agora não há. Ou você realmente acha que não procuraram?

Mas Lula, que deveria ter em mente quem realmente é Dilma no conceito político da coisa, cometeu um erro grandioso. Deixou que ela permitisse a imprensa e a oposição continuarem pregando, como fizeram durante todos seus oito anos de mandato, a fama de único partido corrupto, no PT.  Mas uma coisa é fazer isso com Lula que é um ícone, você goste dele ou não. Outra coisa é fazer isso com Dilma, que com todo o respeito que a presidente merece, é absolutamente incapaz de governar sob adversidades e fazer além de tudo, um governo popular. Um governo de esquerda, que é para o quê ela foi eleita e reeleita.

Dilma é uma tecnocrata. Isso não combina com ser de esquerda. O fato de ela ter sido torturada e lutado contra os militares, não a torna uma progressista para fins econômicos. A escola que ela fez e prega, é a mesma que a escola da tucanada. Ela é praticamente uma Chicago Girl.

(Ela esqueceu que foram os Chicago Boys, sob o comando de Milton Friedman, auxiliaram e deram subsídios para as ditaduras criminosas da América Latina. Inclusive a brasileira. Mas isso é outra história)

E a partir do momento em que ela é a governante, pode nomear quem ela quer. Daí colocou tucanos como Fulano Levy e Cicrano Barbosa. Não teve o brilho de colocar um Henrique Meirelles no Banco Central nem um Celso Amorim na Chancelaria. Sim, Meirelles é tucaníssimo, do Bank Boston, mas estava sob a batuta de Lula, que dava as coordenadas. Dilma deixa seus comandados dançarem como querem, independente de qual seja a música sendo tocada.

E não só isso. Dilma parece autista. Passa a impressão de que o que está acontecendo no Brasil atualmente, não é com ela. Não a atinge em nada. Até parece que não é ela que querem apear do poder. 

Dilma, me desculpe, mas sua atitude é irritante!

Note que tudo poderia ter sido diferente com uma simples ação. Se ela, no começo das investigações da Lava Jato, tivesse entrado em rede nacional e dito que ELA iria investigar e que o governo DELA iria punir todos os corruptos, inclusive os do partido dela, nesta hora ela estaria com 99% de popularidade, caso a tucanada e a imprensa resolvessem levar adiante o carnaval da Operação comandada pelo juiz Moro. Dilma seria a "dona" da limpeza.

Mas claro que se Dilma tivesse feito isso, a Lava Jato não estaria fazendo aniversário de um ano. Ela teria sido debelada porque a intenção no picadeiro, como bem sabemos, não é acabar com a corrupção. É simplesmente tirar o PT do poder.

Infelizmente, Dilma nada fez. Ficou de convidada na festa que poderia ser dela.

Afinal, por qual razão você vê o judiciário poupando descaradamente qualquer tucano envolvido, a imprensa ignorando solenemente qualquer denunciado que não seja do PT e o procurador geral fazendo que não viu que tucanos de bico grande estão até o pescoço enterrados no lamaçal da corrupção brasileira?

E se o PT cair agora, amigos, ele não volta pelos próximos trinta anos. Terá, como mesmo dizia Lula lá atrás, queimado sua chance. Irão dizer "tá vendo? O PT não presta, não vai voltar nunca mais".

Porque o PT não podia errar. E errou pra caramba.

Na cabecinha lustra do brasileiro médio, pouco importa se os tucanos, os peemedebistas e os quetais os assaltam há cinco séculos. O que não pode é ser assaltado pelo PT.

E quando Dilma for cassada, e ela SERÁ, a tucanada será eleita. Tomarão o poder, venderão o pré-sal, farão tudo o que FHC não teve tempo de terminar e claro, quebrarão o Brasil, como já fizeram antes. Mas terão uma grande vantagem que Dilma não tem. Poderão colocar a culpa no PT, que  "quebrou" o país.

Poderão e FARÃO, o que Lula não fez com FHC. Lula não colocou no pescoço do tucano o colar de incompetente e de descomprometido com a pátria. FHC teve essa imagem apenas para os mais entendidos da arte. Para o zé povão, o governo tucano era ruim, mas tudo no Brasil era ruim, então eles não eram tão culpados assim. 

Já o PT...

Será cassado pelas ruas e pendurado em praça pública. O PSDB colocará no pescoço do PT e de Dilma o colar da incompetência e da corrupção sem precedentes.

Ora, se hoje tudo já é culpa da Dilma, imagina quando um tucano qualquer estiver no poder e a taxa de desemprego estiver nos mesmos 40 % para  as regiões metropolitanas, que estava quando Don Fernando era presidente. Imagine quando a taxa de juros estiver a 39% que chegou quando FHC era o mandatário mór.

Tudo será culpa dela. Até o que for impossível de atrelar ao PT, será culpa do PT.

Sejamos claros. Dilma vai cair. A imprensa que antes, mesmo apesar de bombardear Lula de todas as forma possíveis, falava os sucessos do governo, agora aprendeu com o erro. Sobre Dilma, não divulgam NADA que seja bom.

Dilma sobrevive das notícias espalhadas pela militância, que uma hora, cansa.

E mesmo assim, o governo come na mão da Globo e dos jornalões. O esporro que Dilma deu no último programa eleitoral do ano passado contra a Veja, caiu no esquecimento. O governo não fez nada, a não ser, dar mais alimento a uma mídia vadia e corrupta.

O PT perdeu a oportunidade, nos anos em que governou, de mostrar ao país, toda a roubalheira feita pelo PSDB. E essa falta você pode debitar na conta de Lula, que por qualquer motivo do além, achou que não era necessário. Que a tucanada ia agradecer o alívio e iria tirar o pé.

Eu verdadeiramente não me importo muito com o fato de Dilma cair. Na minha visão, ela faz um governo medíocre. Eu não votei no PSDB e portanto, não deveria estar vendo um governo tucano em matéria econômica. Dilma faz e deixa seus ministros fazerem, tudo o que os narigudos emplumados fariam e quando governavam a nação, fizeram. Dilma não governa, é fato.

Mas apesar de eu não nutrir por ela nenhuma simpatia especial, sou brasileiro e como quase todo o resto da população, não sou rico. Dependo do meu trabalho e de uma economia girando. Isso significa que com Dilma caindo e possivelmente assumindo um tucano, o país vai voltar a ser o que era nos anos 90. Ou ser o que é qualquer Estado governado pelo PSDB mesmo hoje em dia. Veja São Paulo. Veja Paraná. Governos larápios, pilantras, corruptos e que pouco se lixam para tudo, exceto para aumentar impostos e claro, botar a culpa nos outros. 

Como disse o presidente da Riachuelo, Dilma caindo, a agonia seria menor porque em tese, o sofrimento acabaria rápido. Seria até desejado o impeachment, pra podermos ver algo novamente sendo feito.

Mas a agonia seria menor pra quem, cara-pálida? Não para o povo. Não para mim ou para você. Seria menor somente para uma meia dúzia de setores da economia, que vivem da usura. Do rentismo.

Quem vive da produção e da venda, veria o barco fazer água em menos de um ano, quando a euforia acabasse. Ou se esqueceram como era ser governado pelo PSDB na esfera nacional? Sim, esqueceram. É mais fácil esquecer e cometer os mesmos erros de novo, como é padrão do brasileiro.

Dilma vai cair a menos que comece urgentemente a governar. Mas sinceramente, não vejo isso acontecendo. Dilma é o Brasil dos sete a um contra a Alemanha. Dilma apanha e ainda dá a outra face. Dilma esquece que contra ela, tem toda a imprensa, tem todo o judiciário e toda a direita brasileira, seja ela política, seja ela do povo. Dilma esquece que ela mesma colocou tucanos no governo, como José Eduardo Cardoso que até agora, não mostrou a quê veio. Dilma colocou intriguistas no ministério, que preferem ver o governo cair, do que ajudar a corrigir os erros ou ao menos, avisar a quem está cometendo.

Se eu não fosse brasileiro e se eu não fosse penar com tudo o que está por vir, diria que Dilma merece mais é cair.

Mas eu como qualquer brasileiro comum, seja o pobre, seja o classe média, irei sofrer barbaridades se isso ocorrer. Dilma apesar de honesta, não governa. Ela pode até ser durona porque já mostrou ser durante os anos de chumbo. Mas o tabuleiro político é diferente da luta contra a ditadura. Aqui os inimigos não são evidentes e não usam verde oliva. Eles andam de terno caro e são donos ou representantes dos donos do PIB nacional.

Dilma precisaria saber fazer política pra impedir que o país entre no debacle. Mas ela não sabe.

E penso que não dará tempo de aprender. Que lástima!
.

2 comentários:

Santana, LP disse...

Não concordo com boa parte do artigo. Que a Presidente pode cair, pode. Há muita coisa em jogo, e principalmente, o pré-sal. Por que a câmara dos deputados votaria algo que, embora contra o país a longo prazo, é, a curto prazo, favorável à imediata entrada de grana, que aliviaria o governo? Ora, os congressistas estão aprovando propostas de aumento de gastos e recusando propostas de aumento de impostos: estão fazendo política irresponsável para desgastar o governo. Por que iriam aprovar o fim do regime de partilha do pré-sal. Quanto ao resto, concordo que Lula escolheu mal a sua sucessora. Mas também é importante admitir que quadros petistas se meteram no bolo corrupto reinante a priscas e remotas, sim!, e agravaram a situação, não em relação ao povão, que continua atento, mas em relação aos inimigos figadais, representados sobretudo pela velha imprensa, setores empresariais e camadas bem postas, que fazem muito barulho. Há, porém, a rede, a web, que continua fervilhando com seus canais autônomos. Ela pode cair, pois o parlamento tem essa autonomia e é, francamente, na sua maioria, por pessoas que apostam na grana pessoal, no sucesso e no patrimônio próprios, trabalhando para outros. Não para o povo brasileiro.

fernanda disse...

Como eu compreendo o seu desabafo; mas repare o fenómeno infelizmente é bem mais amplo e não abrange apenas o povo brasileiro: ontem em Portugal houve eleições e voltaram a ganhar embora em minoria os coveiros da democracia portuguesa com a ajuda do nosso povo que ou se absteve ou, à esquerda, fragmentou de tal modo o voto que não construiu uma alternativa.