terça-feira, 9 de abril de 2013

O ADESIVO DO BARBOSA PRA PRESIDENTE

.

Circula pela internet a foto tirada em Curitiba, do vidro traseiro de um carro, trazendo a imagem de Joaquim Barbosa e Eliana Calmon de Sá como sendo, virtualmente, candidatos a Presidência e Vice Presidência da República.

Tem um título: "Vamos limpar o Brasil".

Tudo seria muito bom se fosse possível levar a sério esse teatro. Este blog mesmo há muito tempo, fez chiste da hipótese de Barbosa entrar para a política na figura de Vice-Presidente numa eventual dobradinha com Lula ou Dilma. Mas bem dito, era chiste.

Barbosa não tem os requisitos do mais alto cargo da República. Não por falta de competência, mas na visão deste insosso blogueiro, por incapacidade e falta de destreza política. Se Barbosa viesse à televisão toda semana com um factóide como tem vindo ultimamente, ofendendo fulano, destratando cicrano, desancando beltrano, o futuro dele não seria diferente do de Collor.

Como é de conhecimento do mundo mineral (como diz Mino Carta), Collor não foi derrubado por corrupção. Foi derrubado porque pisou nos calos errados. A "república de Alagoas" não desceu pelas goelas das elites quatrocentonas que estavam sendo tiradas da cena corrupta nacional. Era inadmissível um cara como PC Farias ter mais poder do que certas outras figuras da nação.

Mas que não nos esqueçamos. Collor foi um produto da mídia. Ela o fez, ela o matou. Barbosa também tem sido. Volto a dizer. Ele como Ministro do Supremo, apesar de exagerado e histriônico, não está mentindo na maioria das afirmações que faz. Só que o jogo político é diferente. Não é assim que se joga numa República. 

A menos que você seja jornalista do imprensalão, não tem carta branca para sair dizendo o que bem entende de qualquer pessoa. A mídia, como sabemos, está acima do bem e do mal e pode tudo no tão democrático ocidente. O resto dos mortais não tem esse privilégio e precisa se conter.

Fico imaginando o que seria quando Barbosa fosse perguntado sobre as roubalheiras do Congresso Nacional. Os desvios de conduta da Globo e da Veja. Das fanfarronices da elite industrial e econômica brasileira. Ele não ia se segurar e detonaria todo mundo. Não duraria 2 meses no cargo porque claro, pra ver o circo pegar fogo, não faltaria gente. Seriam perguntas todo dia, centenas delas. Ele ia falar e pagar o preço da falação.

No entanto, é necessário dizer. Barbosa devia ficar atento. É muito bom estar sob os holofotes. Mas se ele cair no trololó do imprensalão, será engolido e descartado igualzinho Marina, Heloisa Helena e será Eduardo Campos. 

A mídia não vai querer eleger Barbosa, que pelo seu estilo, pode muito bem meter o pé na porta e enquadrar todos os corruptos do imprensalão. Eles preferem apenas fazer auê pra tirar votos do candidato do PT e forçar um segundo turno com algum tucano. Sempre um tucano será o preferido da mídia. Não se iludam. Seria mais um caso clássico do boi de piranha. Este cargo está atualmente sendo ocupado pelo Governador de Pernambuco.

Barbosa é inegavelmente competente e estudioso. Mas como jurista, não como político. Se ele pular a cerca, corre o risco de ter o mesmo lamentável fim de quem ousa desafiar a elite brasileira achando que realmente tem poder.

A julgar pela audiência da mídia tradicional (ainda que em franca queda), quem tem poder de manipulação de corações e mentes é mesmo o imprensalão da 6 famílias poderosas do país. Todo dia eu vejo postagens no Facebook falando do horror que são os políticos do PT estarem soltos, mas jamais vejo alguma coisa falando da tucanalha que assaltou e vendeu o país. Maior lavagem cerebral que essa, impossível. E ela vem de onde? Do Jornal Nacional e da Veja. Corruptos, pra essa mídia larápia, só no PT. Na tucanagem são todos santos.

Além do mais, serve um alerta. Barbosa não tem conhecimento desses adesivos nos carros que são obra, claramente, de algum perdido. Mas ele que fique atento. Se sair candidato, isso seria considerado propaganda antecipada. Motivo de processo e quem sabe, cassação de mandato!

Clique aqui para ver que FHC ficou triste pela morte de Tatcher.
Clique aqui para ver o que Aécio disse que pensa da democracia.
Clique aqui para ver que só é propaganda antecipada, se vier do Governo Federal.
Clique aqui para ver que o FHC não quer mais que esqueçam o que ele escreveu.
.




3 comentários:

Anônimo disse...

Pra que alkimin,aerio,serra,marina,
campos e barbosa se a globo pode
lançar o Ronaaaaaldo rsss.
Basta chamar o zina pra ser seu cabo
eleitoral:

RONAAAALDO!

insequapavel disse...

É por isso que continuo sendo um recalcitrante oclocrata. Pessoas que chegam a um certo patamar social, principalmente as que tiveram origem humilde, tendem a superinflar o ego, e acabam sendo micos de manobra dos donos dos circos. As últimas patadas de Barbosa, contra sua própria classe, a dos juristas, começam a mostrar mais claramente o que há sob sua casca. É necessário controle. E enquanto o Poder for outorgado aos egos (seja de quem for), a tendência aos abusos vai continuar existindo. Precisamos de uma nação que legisle consensualmente, em que o plebiscito se torne rotina, e que as leis atendam aos anseios das maiorias, e não aos dos supostos "representantes". O Brasil já teve presidentes militares, civis de centro, de direita, de esquerda, uma presidenta, e, para completar o desfile, falta um presidente negro, um gay assumido, um transexual e, por fim, o Macaco Tião. Talvez, ao encerrar o ciclo, a massa chegue à conclusão de que é ela, a plebe, quem é a única vítima, e resolva reivindicar seu poder de legislar, executar e julgar. Continuo pela oclocracia, pelo voto aberto, identificado e qualificado, pela proporção condicionada à média ponderada; pela ausência de "representantes", pela união de todos. No atual sistema, somente as grandes catástrofes unem as pessoas. E isso tem que mudar!

Carlos Cwb disse...

Só poderia ser um carro de Curitiba, mesmo. É a segunda capital mais conservadora do País, só perde pra São Paulo...Mas as coisas estão mudado, vide Haddad em Sampa e Fruet em Curitiba...Se bem que Fruet não é confiável.