domingo, 24 de março de 2013

VÍDEO: A DOUTRINA DO CHOQUE

.

Se você tem um amigo tucano, envie este link da postagem pra ele. Quem sabe ele tenha a paciência e a boa vontade de aprendar um pouco mais sobre o que tem acontecido ao nosso mundo, sob a égide de gente como a que ele atualmente adora.

E se ele tiver uma hora do dia sobrando, talvez pense sobre a hipótese de usá-la pra aprender um pouco sobre a Doutrina do Choque descrita pela jornalista canadense Naomi Klein. A Doutrina é um grande livro que descreve muito bem como certas teorias econômicas infalíveis nos são empurradas goela abaixo para favorecer não a quem eles dizem que favorecerá (nós, o povo) e sim, tão somente um grupelho de afortunados que por ser parte de um govrno, ou por ter comprado (a peso de ouro) essa proximidade, lucrará trilhões.  Sim, trilhões.

Esse documentário que você pode assistir aqui embaixo, foi dirigido por Alfonso Cuarón e pela própria Klein e faz um resumo do livro, mas não o substitui. A peça escrita é riquíssima em detalhes e é coisa fundamental para quem pretenda se dizer com cérebro, para discutir economia muito além do que é falado nas páginas idióticas da revista Veja e assemelhados.

Como diz a brilhante jornalista curitibana, miss Lemos, desembrulhe o cérebro do plástico de bolinhas e coloque-o para matutar. Não tenha vergonha de destoar da massa de ignorantes que insiste em reinar em nosso planeta e que abomina tudo o que não seja massificado ao melhor estilo BBB.
--

Clique aqui para ler sobre a baboseira seletiva que falam sobre Lula e Dilma, mas não sobre a tucanada. 
Clique aqui para assistir aos golpistas que o imprensalão endeusou. 
Clique aqui para ver que a Folha virou assistencialista, agora.
Clique aqui para ouvir Lula falando do canalha assassino ditador da Venezuela (segundo a mídia, claro).
.

3 comentários:

insequapavel disse...

Esse documentário deveria ser exibido na TV aberta (e seria, se ela não estivesse nas mãos do Time-Life). É muito esclarecedor (embora eu já conhecesse a respeito, e não tenha sido novidade para mim) e revela com mais clareza o que eu procurava aprender, quando entrei na faculdade de Comunicação social, em 1981: como é a mentalidade das oligarquias para se manterem no poder, e quais são suas táticas. Em 2007, li o livro "Freakonomics" de Stephen Dubner, e comentei com meu irmão, que é professor: pode esperar que vai haver uma grande crise econômica no mundo capitalista, a começar pelo mercado imobiliário, tendo em vista que este foi o livro mais vendido nos EUA. Não deu outra! E a Doutrina do Choque, aplicada no Brasil, em 1964 e em 1994, nos transformou num dos paises mais violentos, e com o menor nível de empregos no mundo. Apesar das iniciativas progressistas de Lula, continuadas com Dilma, está muito difícil reverter esse quadro, já que muitos dos que perderam os empregos, públicos e privados, direta e paralelamente, com o Plano Real, enveredaram para o tráfico, o contrabando e o guerra informal dos assaltos e sequestros. Mas é importante que este vídeo seja divulgado, para que a solução seja encontrada coletivamente.

Anônimo disse...


Rogério.

Saudações "Anais Políticos"

Documentário interessante sobre
os "banqueiros" e como grandes presidentes americanos lutaram contra eles. Vale apena assistir e transmitir

http://www.youtube.com/watch?v=7qIhDdST27g

Anônimo disse...



Rogério.

Saudações "Anais Políticos"

Documentário interessante sobre
os "banqueiros" e como grandes presidentes americanos lutaram contra eles. Vale apena assistir e transmitir.

Esse está com legenda.


http://www.youtube.com/watch?v=VWJTGCw6JoY