domingo, 24 de junho de 2012

ATLANTIC CITIES: CURITIBA PERDEU O RUMO

.
Quando este blog fala que Curitiba perdeu a mão, não está meramente indo contra o status quo instalado na cidade. Está falando a mais pura verdade. Veja bem, caro leitor. Curitiba era uma cidade exemplar há menos de duas décadas. Virou um exemplo agora, do que não fazer numa administração. E tudo isso por quê? Porque entregamos a administração na mão de uns fanfarrões que parecem só ter um único objetivo na vida. Vender tudo, largar a administração às moscas e enriquecer os amigos. O orçamento de 5 bilhões (o quarto maior do país) não é mais suficiente pra tanto gasto inútil. Curitiba virou um traste caríssimo de se sustentar e que não devolve nada ao povo, nem ao rico, nem ao pobre. Devolve só aos que estão envolvidos com o poder. Como diz a propaganda oficial, "em Curitiba, tudo é para a família"*.

Que saudade da velha cidade.

Mas para não dizer que é birra deste blogueiro, aceitamos a recomendação do amigo Matgaio e fomos até o site do The Atlantic Cities, uma publicação que observa as cidades inovadoras ao redor do mundo, seus problemas e soluções. Qual não foi a surpresa ao encontrarmos rigorosamente tudo aquilo que sempre falamos sobre Curitiba?

Uma reportagem que você vê neste link, (em inglês) fala de um transporte coletivo sucateado, de uma população amedrontada e de uma cidade que nem de longe, é mais sustentável. Os idealizadores de Curitiba se reviram entorpecidos com a barbaridade que virou o lugar.

E como o curitibano é um povo que presta atenção ao que dizem sobre ele, especialmente quando falam mal, talvez fosse conveniente saber o que pensam de nós hoje em dia, aqueles que nos elogiavam 20 anos atrás. Infelizmente, elogios não vemos mais, Nenhum.

Em outras palavras, Curitiba está decrépita e o último bastião que nos sustentava, acabou de cair, que era a imagem externa. Nem isso nossos "amigos" do poder fizeram questão de fazer permanecer intacto. Uma pena.

* Ops, não dá pra dizer que em Curitiba tudo é para a família porque a Justiça é capaz de nos censurar como já censurou o blog da jornalista Thea Tavares. Democracia total, como é possível perceber. Não podemos nem mais falar a verdade sobre nossa própria casa.

Clique aqui para ouvir o que deu da convenção do PMDB em Curitiba.
Clique aqui para ver a entrevista de Greca na tv.
Clique aqui para ler sobre os entregadores de grama, rapineiros.
Clique aqui para ver a Justiça barrando os vendilhões dos 30 dinheiros.
.

Um comentário:

Fágner S. Moura disse...

Mas Curitiba tem um novo premio chegando, na categoria Melhor Propaganda! Olha, se não ganhar este premio após tudo oque foi investido em publicidade por aki, desisto de entender...

Gastamos (nós não, o prefeito...)mais com o site da prefeitura do que com a cidade em sí!