sábado, 31 de julho de 2010

ÁLVARO URIBE

.

O programete Fantástico de um domingo quase dois anos atrás falou sobre drogas e entrevistou o presidente colombiano Álvaro Uribe, aliado de primeira hora do governo estadunidense, da mídia brasileira e de José Serra. Claro que naquela reportagem, convenientemente se "esqueceu" de comentar sobre o passado do tão querido e competente Presidente colombiano. Na matéria editorializada, todo cidadão da Colômbia adora Uribe.

Agora que o nome dele voltou à tona, devidamente inflado pela imprensa brasileira, este blog, que já publicou no final de 2008 visões sobre o mesmo assunto, revisita o tema. Afinal, é bom conhecer melhor quem é esse cidadão. Vejamos uma reportagem de 2004 da revista norte-americana Newsweek.

Traduzindo, a reportagem diz mais ou menos o seguinte:

""O relatorio antes confidencial datado de setembro de 91 mostra quem é quem no negocio da cocaina colombiana. A lista inclui o líder do cartel de medelin, pablo escobar e mais 100 outros meliantes, assassinos, traficantes e advogados corruptos. Então, no número 82 aparece Alvaro Uribe, um político colombiano e senador dedicato à colaboração com o cartel de medelin nos altos níveis do governo. Uribe era ligado a um negócio envolvendo atividades narcóticas nos EUA. Uribe trabalhou no cartel de medelin e é amigo pessoal de pablo escobar gaviria. Escobar morreu em uma incursão policial em 93. Dois anos atrás, Uribe se tornou presidente da Colômbia.

Washington o ama. Num discurso de duas paginas a presidência colombiana negou que tivesse qualquer ligação com o negócio descrito em 91. ( A lista foi obtida no Arquivo e Segurança Nacional, um grupo de pesquisas independente). Mas o discurso não nega que UribeUribe trabalhou para o cartel de medelin e era amigo pessoal de Escobar. Pode ser que Uribe pense que suas atitudes recentes falem mais alto que suas negativas: nos últimos dois anos, a colombia extraditou 140 traficantes acusados para os EUA, feito jamais reproduzido por nenhum presidente colombiano. "Este provavelmente é o mais pró-anmericano presidente em toda a história da america latina", diz Adam Isacson, do Centro de Política Internacional em Washington.

Mas questões persistem. Uribe fazia conversas de paz com paramilitares de direita. Estes grupos nasceram em defesa própria contra o movimento da guerrilha marxista, enquanto eles se financiavam via tráfico de drogas. Depois de frear as guerrilhas de esquerda, Uribe está agora oferecendo perdão aos paramilitares que renunciarem ao tráfico e se desarmarem. "Algumas dessas pessoas sequer têm credenciais anti guerrilha" diz Isacson. "Eles são apenas traficantes que fizeram seu caminho por meio do movimento paramilitar, como forma de ganhar status político, legitimar suas fortunas e sairem livers". Muitos colombianos parecem despreocupados. Com as taxas de aprovação presidenciais acima dos 70 por cento, ele provavelmente conseguirá a emdenda constinucional este ano, para concorrer novamente em 2006, e ganhar."

E ganhou!!!!"

--------------------

Como diz o título da reportagem, "uma vez execrado como vilão, Uribe é agora um aliado ´top´".

É esse o tipo de democrata que nossa mídia apóia e tanto requer para governar o Brasil.



Clique aqui para ver que a campanha de Serra arrecada menos que a da Marina.
Clique aqui para ver que o Globo chamou Lula de criminoso.
Clique aqui para ver o FHC dizendo que o Serra perdeu.
Clique aqui para ver que a Globo esqueceu que ajudou a ditadura.
Clique aqui para ver que se o Ibope aponta Dilma na Frente, é porque ela está mais ainda na frente.
Clique aqui para ver que o demo é vingativo, e estrepou o Álvaro Dias.
.

Nenhum comentário: